Filtro de Daltonismo

Equipe de Gestão

A Direção da Escola é o núcleo executivo encarregado de administrar as atividades da Unidade Escolar, exercida pelo Diretor. Suas atribuições decorrem desta prerrogativa, conforme Regimento Comum das Escolas Técnicas pertencentes ao Centro Paula Souza.
Responsável – Profª. Margarete Grigalevicius Matos
e227dir@cps.sp.gov.br

Suas atividades compreendem entre outras funções, sempre colaborando com as coordenações de área, pedagógica e direção da escola: contatos com representantes da comunidade externa, coleta de dados para subsidiar decisões do corpo docente e direção da escola; o estabelecimento de parcerias visando aproximar a escola da comunidade; auxiliar na programação de visitas técnicas, palestras, conferências e outros eventos de natureza científica e tecnológica.

Responsável – Profº. Wladimir Pasquarelli

e227ata@cps.sp.gov.br

O Núcleo de Gestão Administrativa responsabilizar-se-á pelas ações de apoio administrativo ao processo educacional. Ao Núcleo de Gestão Administrativa compete a execução das atividades de administração de pessoal, recursos físicos, financeiros e materiais, compras, almoxarifado, limpeza, patrimônio; segurança, zeladoria, manutenção das instalações, equipamentos e outras pertinentes, no âmbito da Unidade Escolar.
Responsável – Maria Aparecida Silva Pereira
e227op@cps.sp.gov.br
O Núcleo de Gestão Acadêmica é o órgão responsável pela escrituração e documentação escolar, expedição e registro de documentos escolares, pelo fornecimento de informações e dados para planejamento, controle de processos e avaliações dos resultados do ensino e aprendizagem. Compete ao responsável pelo Núcleo de Gestão Acadêmica, além das atribuições previstas em regulamentos próprios do CEETEPS.
Responsável – Jonatas Eduardo Oliveira Santos
e227acad@cps.sp.gov.br
Responsável – Profª. Luzia Rosana de Toledo Kulcsar
O Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica é o profissional que responde pelo suporte didático-pedagógico do processo de ensino-aprendizagem, por meio das seguintes atribuições:
I – gerenciar e coordenar as atividades relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem, em conjunto com os coordenadores de curso;
II – coordenar em conjunto com o Diretor de Escola Técnica a (re)construção, implementação, execução, acompanhamento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico da Unidade Escolar;
III – manifestar-se sobre projetos propostos pelos Docentes e Auxiliares de Docentes, avaliando sua relevância junto ao Projeto Político-Pedagógico, acompanhando-os por meio de registros;
IV – implantar mecanismos que favoreçam a preparação docente quanto ao desenvolvimento das praticas pedagógicas e interpretação dos resultados de aprendizagem dos alunos, por meio de ações que viabilizem a formação e qualificação continuada dos educadores;
V – participar de bancas de processo seletivo e concurso público com o intuito de avaliar os candidatos quanto ao procedimento pedagógico;
VI – orientar e acompanhar os docentes na definição de instrumentos diversificados de avaliação, visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem;
VII – acompanhar os pedidos de reconsideração e recursos referentes aos resultados finais de avaliação discente, de acordo com as Deliberações expedidas pelo Conselho Estadual de Educação;
VIII – analisar os indicadores de desempenho de gestão pedagógica.

Responsável – Profª. Helga Vannucchi Ferraresi

O Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Orientação e Apoio Educacional é o profissional que promove o desenvolvimento de uma ação educacional coletiva, cujas principais atribuições são:

I – participar de reuniões pedagógicas, de curso e da equipe gestora, além dos demais eventos escolares;
II – colaborar com a formação permanente do corpo discente, no que diz respeito aos valores e atitudes, promovendo atividades que levem o aluno a desenvolver a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade, por meio de participação dos alunos nos órgãos colegiados, tais como Conselhos de Classe e Escolares, Grêmio Estudantil, Cooperativas, representação da classe e comissões;
III – acompanhar os casos encaminhados pela direção ao Conselho Tutelar;
IV – mediar às relações interpessoais entre os alunos e a escola;
V – assistir alunos que apresentam dificuldades de ajustamento à escola, problemas de rendimento escolar e/ou outras dificuldades escolares, especialmente na recuperação e nos casos de progressão parcial, por meio de gerenciamento e coordenação das atividades relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem;
VI – colaborar com a Unidade de Ensino a fim de garantir as informações sobre a vida escolar dos alunos, encaminhando dúvidas e questionamentos aos órgãos e servidores competentes;
VII – reunir-se com pais e responsáveis;
VIII – interagir com o Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica e com o Coordenador de Curso, auxiliando-os na tarefa de fazer com que o corpo docente compreenda o comportamento dos alunos e das classes;
IX – organizar, junto a Diretoria de Serviços – Área Acadêmica, dados estatísticos referentes à frequência e rendimento dos alunos;
X – buscar a cooperação dos educandos, orientando-os quanto as suas escolhas, relacionamento com os colegas e professores e vivências familiares;
XI – colaborar na elaboração e execução da proposta do Projeto Político Pedagógico e do Plano Plurianual de Gestão;
XII – favorecer a articulação entre a vivência do aluno em sua comunidade os temas abordados em sala de aula, contextualizando a aprendizagem;
XIII – desenvolver nos alunos hábitos de estudo e organização, planejando atividades educacionais de forma integrada, com a finalidade de melhoria do rendimento escolar;
XIV – planejar e implementar ações referentes à inclusão de alunos com deficiência, com apoio dos demais departamentos da administração central;
XV – colaborar com demais demandas que contribuam com a formação plena das competências, habilidades, atitudes e valores discentes dos cursos.

Entende-se por coordenação de curso as ações destinadas ao planejamento, o acompanhamento, a avaliação e o registro das atividades técnicas e pedagógicas dos cursos vinculados ao Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar, além da otimização dos recursos disponíveis para os cursos que lhe são afetos.

Parágrafo único – São atribuições do Coordenador de Curso:

I – participar da elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Plano Plurianual de Gestão (PPG);
II – coordenar o desenvolvimento do trabalho docente, assegurando o alinhamento entre os Planos de Trabalho Docente com o Plano de Curso e Diário de/da Classe, sendo o último em periodicidade semanal;
III – orientar e acompanhar a programação das atividades de recuperação e de progressão parcial, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Coordenador de Projetos Responsável pela Orientação e Apoio Educacional;
IV – coordenar as atividades vinculadas ao estágio supervisionado, garantindo o pleno desenvolvimento da formação profissional;
V – orientar, acompanhar e gerenciar a atuação dos Auxiliares de Docentes, de forma a organizar, preparar e auxiliar o desenvolvimento das aulas práticas nos ambientes didáticos;
VI – manifestar-se, quando convocado, sobre pedidos de aproveitamento de estudos, bem como sobre pedidos de reconsideração e recursos referentes aos resultados finais de avaliação discente, de acordo com as Deliberações expedidas pelo Conselho Estadual de Educação; VII – participar das atividades destinadas a propor e/ou promover cursos extracurriculares de curta duração, palestras e visitas técnicas;
VIII – avaliar o desempenho dos Docentes e Auxiliares de Docentes sob sua coordenação;
IX – assessorar a Direção em suas decisões sobre matrícula e transferência, agrupamento de alunos, organização de horários de aulas e calendário escolar, em conjunto com o Coordenador de Projetos Responsável pela Orientação e Apoio Educacional;
X – integrar bancas de processo seletivo e concurso público e certificação de competências, realizando a avaliação técnica dos candidatos;
XI – acompanhar o cumprimento das aulas previstas e dadas e das reposições/substituições quando houver, no curso que coordena, informando a Direção regularmente;
XII – supervisionar e coordenar o planejamento e a execução dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), juntamente com os professores encarregados da orientação dos alunos;
XIII – integrar o Conselho de Escola;
XIV – propor a pesquisa, estudos e análise das tendências de mercado e inovações no campo das ciências e tecnologias, promovendo reformulações curriculares que incorporem avanços e atendam as demandas do mundo do trabalho;
XV – elaborar a programação das atividades de sua área de atuação, assegurando a articulação com as demais áreas da gestão escolar;
XVI – promover reuniões de curso, de acordo como Calendário Escolar homologado, para alinhar e refletir sobre indicadores de desempenho, processo de ensino-aprendizagem, organização das aulas práticas e demais estratégias de ensino do(s) curso(s).

Responsáveis M-Tec (Manhã e Tarde)

  • Administração – M-tec
    Profº. Adriano Natal Gomes
  • Desenvolvimento de Sistemas – M-tec
    Profº. José Roberto Lima
  • Nutrição e Dietética – M-tec
    Profª. Clarissa Emília Trigueiro Gomes
  • Meio Ambiente – M-tec
    Profª. Viviane Ferreira Donati

Responsáveis pelos Cursos Técnicos Modulares:

  • Administração
    Profª. Fabiana Sabino Linhares
  • Eletrônica
    Profº. Marcelo dos Santos
  • Nutrição e Dietética
    Profª. Daniela da Silva Rodrigues
  • Segurança do Trabalho
    Profª. Luciana Pereira de Souza

Atualizado em 23 de maio de 2024.